top of page

PCdoB na Câmara Municipal

PCdoB na Câmara Municipal de Belo Horizonte Em 15 de Novembro de 1982, ainda na clandestinidade, o PCdoB alcançou um mandato na Câmara de Belo Horizonte, pela legenda do MDB, com a eleição do Vereador Chico Lu, artesão, liderança popular na cidade. Em 1988 PCdoB apoiou a candidatura de Pimenta da Veiga, do recémfundado PSDB e logrou vitória, iniciando nossa participação institucional na capital. Já para a Câmara de vereadores, o dirigente do Partido Sérgio Miranda foi eleito o quinto mais votado da cidade

 

 Esta legislatura foi responsável pela formulação da Lei Orgânica Municipal, com grande presença do mandato comunista. Com destaque ainda a criação da CPI das Favelas e a conquista do Meia entrada para estudantes nos eventos culturais, propostas do mandato do PCdoB.

image.png

Nas eleições de 1992, na eleição que levou Patrus Ananias à Prefeitura de Belo Horizonte, vencendo candidaturas como a do ex Prefeito Maurício Campos e do então deputado Federal Aécio Neves, o PCdoB reelegeu Sérgio Miranda à Câmara Municipal. Entretanto com a eleição de Célio de Castro, então deputado federal e a renúncia do primeiro suplente Arutana Cobério do PCB, Sérgio Miranda assumiu seu primeiro mandato de Deputado Federal. Em 1996, o PCdoB apoiou Virgílio Guimarães no primeiro turno e Dr Célio de Castro no segundo turno.

 

Célio acabou sendo eleito com 76,5% dos votos no segundo turno na disputa contra Amilcar Martins do PSDB. O PCdoB, em 1996, elegeu dois vereadores para a Câmara, Paulão com mais de seis mil votos e Jô Moraes com mais de cinco mil votos. Os dois mandatos ganharam destaque na cidade representando nosso partido na Câmara. Em 2000 o PCdoB apoiou a reeleição do Dr Célio de Castro que desta vez disputou o segundo turno contra João Leite do PSDB e a bancada foi reeleita em 2000, mantendo as cadeiras de Jô Moraes e

Paulão. Já em 2004, após a eleição de Jô Moraes à Assembleia Legislativa em 2002, como Deputada Estadual, o PCdoB apoiou a reeleição de Fernando Pimentel, que havia sido eleito vice do Dr Célio de Castro e assumiu a prefeitura, após complicações na saúde do prefeito eleito em Novembro de 2001.

 

Pimentel derrotou o candidato João Leite, ainda no primeiro turno, com 68% dos votos. Pela primeira vez o PCdoB construiu uma chapa própria para a disputa a vereador na cidade, e conquistou mais um mandato com a eleição do camarada Paulão e com contribuição de dezenas de quadros do partido, que naquela eleição saíram candidato.

 

Em 2008 o PCdoB disputou pela primeira vez a Prefeitura de Belo Horizonte, com a camarada Jô Moraes, obtivemos mais de 111 mil votos e chegamos a quase 9% do eleitorado da cidade. Márcio Lacerda disputou o segundo turno contra Leonardo Quintão e venceu o pleito.

 

Em coligação com o PRB a chapa que apoiou a Jô Moraes elegeu dois vereadores, com o PCdoB elegendo a Vereadora Maria Lúcia Scarpeli, que havia se incorporado ao partido durante a legislatura anterior. No ano de 2012, o PCdoB apoiou novamente Patrus Ananias para Prefeito, mas Márcio Lacerda do PSB, liderando uma aliança que incuia o PSDB do Governador Aécio e o PT do Prefeito Pimentel, acabou sendo reeleito ainda em primeiro turno Neste ano conquistamos quase 55.000 votos para vereadores na cidade, novamente com chapa própria, o PCdoB elegeu dois representantes, o Professor Gilson Reis e Dr Sandro. O primeiro suplente do PCdoB nesta eleição foi conquistada por Edmar Branco.

 

Nesta legislatura o Vereador Dr Sandro saiu do partido e o Vereador Tarcísio Caixeta retornou ao PCdoB, disputando a eleição de 2016.

Na eleição de 2016 o PCdoB apoiou a chapa Reginaldo prefeito e lançou Jô Moraes para vice prefeita. A eleição foi vencida pelo Alexandre Kalil, após disputa no segundo turno contra o peessedebista João Leite. Para o legislativo municipal obtivemos 31 mil votos e reelegemos para o seu segundo mandato o Professor Gilson Reis.

 

Em 2020 lançamos o camarada Wadson Ribeiro para prefeito de BH, sendo reeleito à prefeitura, ainda no primeiro turno, o Prefeito Kalil. Para o legislativo nossa votação caiu para 17.000 votos não atingindo o quociente eleitoral e ficando assim, pela primeira vez sem elegermos vereador em Belo Horizonte desde 1982. Em 2024, na primeira experiência de Federação apoiamos a candidatura de Rogério Correia no primeiro turno e do Prefeito Fuad no segundo turno, em uma ampla frente contra a extrema direita na cidade. Vencemos o pleito com Fuad.

Lançamos cinco candidaturas e Edmar Branco foi eleito com 9813 votos, a maior votação de um filiado do PCdoB à Câmara Municipal da cidade, além das candidaturas do Gilson Reis, Sofia Amaral, W2 e Olivia.

 

Vereadores do PCdoB em Belo Horizonte

1983 Chico Lu

1988 – 1992 Sérgio Miranda

1996 – 2000 JÔ Moraes e Paulão

2000- 2004 JÔ Moraes e Paulão

2004 – 2008 Paulão (Incorporação da Maria Lucia Scarpelli)

2008 – 2012 Maria Lucia Scarpelli

2012 – 2016 Gilson Reis e Dr Sandro (incorporação de Tarcísio Caixeta)

2016 – 2020 Gilson Reis

2024 - 2028 Edmar Branco

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

escola.png
ujs.png
CTB.png
ad.png

© 2035  Orgulhosamente criado por Neet_Designer

bottom of page