PCdoB na Câmara Municipal


Em 15 de Novembro de 1982, ainda na clandestinidade, o PCdoB alcançou um mandato na Câmara de Belo Horizonte, pela legenda do MDB, com a eleição do Vereador Chico Lu, artesão, liderança popular na cidade.
Em 1988 PCdoB apoiou a candidatura de Pimenta da Veiga, do recém-fundado PSDB e logrou vitória, iniciando nossa participação institucional na capital.
Já para a Câmara de vereadores, o dirigente do Partido Sérgio Miranda foi eleito o quinto mais votado da cidade. Esta legislatura foi responsável pela formulação da Lei Orgânica Municipal, com grande presença do mandato comunista. Com destaque ainda a criação da CPI das Favelas e a conquista do Meia entrada para estudantes nos eventos culturais, propostas do mandato do PCdoB.
Nas eleições de 1992, na eleição que levou Patrus Ananias à Prefeitura de Belo Horizonte, vencendo candidaturas como a do ex Prefeito Maurício Campos e do então deputado Federal Aécio Neves, o PCdoB reelegeu Sérgio Miranda à Câmara Municipal. Entretanto com a eleição de Célio de Castro, então deputado federal e a renúncia do primeiro suplente Arutana Cobério do PCB, Sérgio Miranda assumiu seu primeiro mandato de Deputado Federal.